Bebês/
Crianças

Scroll

Sonda nasojejunal (NJ)

Antes do procedimento

Se seu(sua) filho(a) tiver idade suficiente para entender e estiver alerta, ele(ela) será informado(a) do que vai acontecer e por quê. Ele(ela) será incentivado(a) a ficar bem imóvel durante a colocação da sonda de alimentação. Um(a) enfermeiro(a) pode ajudar a segurar seu(sua) filho(a) enquanto a sonda estiver sendo colocada. Os pais podem oferecer uma recompensa ou um presente para incentivar seus filhos a cooperar com os(as) enfermeiros(as). Fornecer uma distração às crianças mais velhas, como um tablet, livro ou brinquedo, pode ajudar a desviar sua atenção do procedimento.

Se seu(sua) filho(a) for um bebê ou criança pequena, você pode envolvê-lo(a) com um cobertor para maior conforto.

Bebês e crianças respondem melhor se um dos pais estiver ao seu lado, oferecendo consolo e apoio. Se achar que não consegue fazer isso, tudo bem. Você pode sair da sala e retornar depois de terminado o procedimento.

Durante o procedimento

A sonda nasojejunal pode ser colocada de várias maneiras. Dependendo dos equipamentos disponíveis na instituição, seu(sua) filho(a) pode ser levado(a) para uma sala especial de procedimentos no departamento de raios X ou pode ser levado(a) depois que a sonda for colocada para tirar uma radiografia ou ainda pode não ter que ser levado(a) para outra sala. Quando não é necessária uma sala especial, a colocação é feita “ao lado do leito” da criança.

A colocação de sonda feita por enfermeiros(as) ao lado do leito de seu(sua) filho(a) pode incluir um equipamento chamado CORTRAK*. Esse dispositivo permite que a equipe médica assista à passagem da sonda em uma tela. Se ele for utilizado, um sensor de formato triangular será colocado na parte inferior do tórax de seu(sua) filho(a) e você poderá estar presente para assistir. Se o hospital em que vocês estão não tiver esse dispositivo, os(as) enfermeiros(as) ainda poderão colocar a sonda ao lado do leito, reposicionando a criança conforme necessário durante o procedimento. A sonda passará pelo nariz, garganta, esôfago, estômago e finalmente será guiada através da pequena abertura (chamada piloro) para dentro do intestino delgado. Esse procedimento pode demorar vários minutos.

Saiba que o procedimento pode ser desconfortável e o bebê pode chorar. Isso não significa que alguma coisa está errada.

Depois de colocada, a sonda será presa com fita adesiva na bochecha ou no nariz. O(A) enfermeiro(a) pode marcar a sonda com tinta na altura do nariz para ver se ela se move. Se um dispositivo CORTRAK* não for usado, seu(sua) filho(a) será levado(a) para tirar uma radiografia para confirmar se a sonda está no lugar certo para iniciar a alimentação.

Depois do procedimento

É normal que o bebê ou a criança sinta o nariz entupido ou um pouco de desconforto depois do procedimento, por isso não se alarme. Medicamentos analgésicos geralmente não são necessários.

Será necessário vigiar seu(sua) filho(a) para ter certeza de que ele(ela) não vai remover a sonda, pois bebês e crianças às vezes tentam fazê-lo. Não lhe ensinarão como substituir a sonda em casa. A equipe de assistência domiciliar discutirá com você a substituição e o manejo da sonda antes de você ir para casa.

Pergunte ao(à) enfermeiro(a) todas as dúvidas que tiver antes de ir para casa. Você pode até manter consigo uma lista de perguntas, como, por exemplo, como dar a alimentação, a que problemas você deve estar alerta, quem contatar se tiver dúvidas e de que suprimentos vai precisar e onde obtê-los. Mesmo se seu(sua) filho(a) não puder tomar líquidos por via oral, ainda assim você deverá praticar a higiene bucal e pedir ou obter uma haste de limpeza oral infantil ou uma escova de dentes para ter à mão para limpar a boca de seu(sua) filho(a) e mantê-la úmida.

Mais uma dica: em alguns casos, você precisará administrar medicamentos pela sonda nasojejunal. Nesse caso, pergunte se o medicamento precisa ser diluído primeiro. Você também precisará enxaguar a sonda antes e depois de dar o medicamento e a alimentação, para evitar entupimento.

Seu primeiro dia em casa

A primeira coisa que você precisará fazer ao chegar em casa é encontrar um lugar para guardar os suprimentos fora do alcance de seu(sua) filho(a). Se seu(sua) filho(a) precisar de uma bomba de alimentação, mantenha a linha de infusão longe do chão para evitar o risco de tropeçar. Você também vai precisar ter acesso a um espaço limpo onde possa preparar a fórmula. O nutricionista, enfermeiro(a) ou empresa de assistência domiciliar vai aconselhá-lo(a) e providenciar o fornecimento contínuo de suprimentos para você antes que deixe o hospital.

Você será aconselhado(a) a verificar a sonda várias vezes por dia para ter certeza de que ela não se moveu. Isso pode acontecer se seu(sua) filho(a) estiver doente ou desconfortável e tentar remover a sonda. Se tiver alguma dúvida sobre a colocação da sonda, não a use e peça orientação ao profissional que lhe dá assistência domiciliar.

E lembre-se, mesmo que seu(sua) filho(a) não esteja comendo ou tomando medicamentos por via oral, a higiene bucal continua sendo muito importante. A escovação dos dentes ou o uso de hastes de limpeza oral infantis frequentemente são medidas necessárias para limpar a boca e mantê-la úmida.

Consulte suas notas ou as informações da alta hospitalar quando começar. Mantenha o folheto de urgências e emergências à mão para referência rápida.

Lembre-se: o primeiro dia em casa depois de qualquer grande mudança vai exigir alguma adaptação. Mas em pouco tempo você vai se acostumar e saber o que fazer e como fazer, além de desenvolver uma nova rotina que acabará se tornando natural para você. Mais uma dica: em alguns casos, você precisará administrar medicamentos pela sonda nasojejunal. Nesse caso, pergunte se o medicamento precisa ser diluído primeiro. Você também precisará enxaguar a sonda antes e depois de dar o medicamento e a alimentação, para evitar entupimento.

Mais recursos

Perguntas frequentes

Solução de problemas